21 de fev. de 2015

SUPER: Como organizar seus estudos

Olá! Meus antigos leitores sabem que nos anos de 2013 e 2014 eu entrei na minha época de vestibular. Em 2013, infelizmente não consegui passar no curso que queria. Em 2014, me dediquei de todas as formas possíveis e pude ingressar na UFPR. Hoje vim dar dicas de como estudar, que são úteis do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. Me certifiquei, inclusive, de perguntar para colegas de diversos cursos e faculdades diferentes para ver se a postagem daria certo.

Comece a se organizar lendo toda a longa postagem!



1- Monte um cronograma.
Convenhamos, não funciona essa história de estudar só na frente do professor. Para estudar mais, separe dois conteúdos por dia (um que você gosta e outro que não gosta, por exemplo) e estude-os, revise e se necessário, anote as dúvidas e repasse para seu professor. Meu cronograma era assim, mas você pode adicionar mais matérias e trocá-las de horário:
Não esqueça de (tentar) manter os exercícios em dia. O resto do dia eu descansava, claro, ninguém é de ferro. Sábado e domingo variava entre mais aulas de tarde, simulados ou folgas, que eu usava para limpar a casa e deixar comida pronta, por exemplo. Agora vou alterar esse cronograma pois terei aulas de noite e estou estudando para um concurso, que vai ser mês que vem. Não esqueça de incluir - aulas de redação - ali no meio!

2- Quantidade não é qualidade.
Não adianta você estudar 12 horas por dia se não aprende duas vírgulas de conteúdo. Mas também não adianta você não estudar nunca e estudar como um louco em véspera de simulados ou provas. É preciso buscar o meio termo compatível com sua rotina, e ter certeza de que está aprendendo o conteúdo que precisa. Enquanto estiver estudando,- faça pausas para lanches -, faça um alongamento, - medite- , só não se renda ao mundo virtual. Não esqueça de manter garrafas de água sempre cheias por perto, pois - beber água pode melhor o desempenho cognitivo -.

3- Use a tecnologia à seu favor.
Essa dica é muito boa para quem quer estudar de forma mais eficiente. Hoje em dia, todo mundo tem celular com diversos aplicativos disso ou daquilo, mas existem também aplicativos para ajudar sua mente. "Rei da matemática", "Guia do Estudante" e - outros aplicativos - são muito bons para passar o tempo e mesmo assim estimular o cérebro. Crie grupos de estudo no Facebook ou no Whatsapp, grave áudios da aula do seu professor. Algo que eu adotei na minha vida foi parar de seguir TODOS os meus amigos (sim, todos, sem exceção) e algumas páginas. Assim, meu feed de notícias só recebia atualizações da Galileu, Exame, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo... Muito melhor e sem distrações (ou quase).

4- Faça resumos.
Não fique só digitando, lendo e grifando. Estudos sugerem que - escrever à mão ajuda a fixar melhor o que você aprende (em inglês) -, e realmente funciona. Se você tiver que conferir o que está escrevendo, ou tiver que repassar seu conhecimento, o cérebro vai ter que se esforçar mais e - vai gravar -. Lembra da dica da água? Aplique-a aqui também.

Bom, espero ter ajudado dando essas dicas!

Mais postagens sobre - organização (clique) -.
Dicas para organização dos - materiais (clique) -.
Mais artigos úteis: - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 -

Gostou? Tem dúvidas ou mais alguma dica? Comente!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Esse ano vou ter que me virar em 30 para organizar estudo+cursinho+blog e outras coisas. Então é sempre útil ver algumas dicas para estudo. Cronograma é algo que eu já tinha planejado, só quero ver como vou ajeitar o meu. A parte da tecnologia: Pensarei seriamente em fazer o esquema dos amigos, tadinhos, mas vai ser bom pra mim. Também preciso programar minhas leituras, porque vou precisa pro vestibular. Devia ter lido no ensino médio </3
    Ah, uma dica legal é o flash card. Você poem uma pergunta de um lado e a resposta do outro, dá para fazer VÁRIOS e levar com você por ai, então você pode estudar em vários momentos.

    warpday.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena, espero que esteja conseguindo conciliar, pq é muito difícil e a tendência é só piorar quando entra na facul, experiência própria! Infelizmente, o blog acaba indo pra segundo, terceiro plano, realmente é bem puxado manter as duas faces. Boa sorte com o vestibular, espero que consiga!

      Excluir

Próxima página Página Anterior Home